Maripá esteve presente na IV Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres da Região Oeste do Paraná, realizada nesta segunda-feira, dia 30, no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel. O evento, que teve como tema “As Mulheres, os Territórios e as Cidades”, reuniu representantes de 16 municípios da região e abordou questões fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
Entre os objetivos da Conferência, destaca-se: promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Municipal para as Mulheres; estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres; estimular o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de cada município participante; debater políticas públicas para a promoção do protagonismo feminino em diversas áreas; formular propostas para fortalecer os direitos e oportunidades das mulheres.
Durante o evento, foram realizados grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para agosto, em Foz do Iguaçu. Também foram definidas as delegadas que representarão a região nesse próximo encontro. A programação incluiu ainda uma palestra da diretora de políticas públicas para mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana de Sousa Machado Neris, que abordou os desafios e avanços na construção de políticas públicas inclusivas e eficazes.
A conferência contou com a presença de autoridades como o presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski, a presidente da ADAMOP, Angela Schanoski, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o deputado estadual Batatinha, além de prefeitos e representantes da sociedade civil.
A participação de Maripá reafirma o compromisso do município com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.
Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp do Portal Maripá.