Cirineu Varolo representa a cooperativa no IDR-PR e destaca a importância do cooperativismo e da sustentabilidade no avanço econômico da região Noroeste do Paraná
No início do mês, tomou posse o novo Conselho Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Mesorregião Noroeste, composto por 22 integrantes, que terão mandato de três anos para atuar em benefício de 61 munícipios da região. Entre eles está Cirineu Varolo, gerente regional de desenvolvimento na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, que traz consigo 24 anos de experiência no setor cooperativista.
Cirineu iniciou sua trajetória no Sicredi em 2000, no ponto de atendimento de Terra Roxa (PR), com foco no agronegócio. Em 2006, transferiu-se para Goioerê (PR), onde trabalhou para fortalecer o cooperativismo na região. De 2011 a 2015, atuou em Campo Mourão (PR), desenvolvendo projetos voltados à expansão das agências locais. Atualmente, ele é responsável pela gestão de 27 agências como gerente de desenvolvimento regional.
Formando em Administração e com especializações em Gestão Estratégica e Inteligências Empresariais, Cirineu está comprometido em ampliar as oportunidades de negócio na região Noroeste do Paraná, impulsionando o cooperativismo e o desenvolvimento local, especialmente para pequenos produtores. “Essa é uma das áreas mais produtivas do país, e temos o compromisso de equilibrar o crescimento econômico com práticas sustentáveis que gerem benefícios sociais e ambientais”, afirma.
A nova gestão do Conselho Consultivo do IDR-PR tem como prioridades oito bandeiras estratégicas: articulação da pesquisa agropecuária, irrigação, pecuária de corte e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPAs), energias renováveis, organização rural e mercado, fruticultura, agroecologia, além de frentes que englobam a produção de leite, mandioca, sericicultura e olericultura.