Trata-se de uma biblioteca itinerante, que leva até as pessoas uma coleção variada de livros para todas as idades

 

Com o objetivo de criar novas oportunidades para que a população maripaense tenha acessos aos livros a fim de estimular o hábito da leitura, a Administração Municipal transformou um antigo ônibus da frota escolar em um Bibliônibus. Trata-se de uma biblioteca itinerante, que leva até as pessoas uma coleção variada de livros para todas as idades, podendo também ser utilizado para outras atividades como contação de histórias, pequenas palestras e outros projetos já desenvolvidos pela Biblioteca Pública Professora Marlene Alenbrandt.

Inicialmente, os livros estarão disponíveis para leitura no local, mas a intenção é de que as pessoas também possam fazer o empréstimo para ler em casa. “Adaptamos um ônibus que foi substituído na frota escolar e transformamos em um ambiente moderno, agradável e que vai levar muito conhecimento para nossa população, incluindo os distritos, já que a nossa única biblioteca pública está localizada na sede do município”, afirma o prefeito Anderson Bento Maria.

O investimento da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto foi de cerca de R$ 65 mil para adaptação do ônibus, que conta com ar condicionado, televisão, bancos laterais, decoração lúdica para entreter especialmente as crianças, além de uma coleção de quase 800 novos títulos adquiridos no valor de aproximadamente R$ 16 mil.